quinta-feira, 8 de setembro de 2011

CURIOSIDADE IMPORTANTE


Acabei de participar do lançamento de um livro que traz a tona uma espantosa realidade à qual não costumamos dar valor, visto que faz parte de nosso dia-a-dia e inclusive de nosso folclore: o carvão. No caso se trata do carvão de lenha, com o nome tecnicamente mais correto de carvão vegetal, aquele que costumamos comprar no super mercado para o nosso tradicional churrasquinho de fim de semana.
O livro em si é um libelo contra a caracterização legal do carvão vegetal como produto perigoso e suas implicações, em vista disso, no seu custo final.
No entanto o que mais me chamou a atenção é o potencial energético embutido no carvão e, originalmente, na lenha.
Segundo o Dr. Geraldo Mario Rohde, autor do trabalho todo, resumido no livro ‘carvão vegetal’, a quantidade de energia armazenada anualmente na lenha, decorrente da fotossíntese, equivale a cerca de 10 vezes a quantidade de energia global consumida por ano em nosso planeta. Isto tudo armazenado em nossa lenha, a que damos tão pouco valor. Afinal de contas ela serve é para queimar mesmo! Tão simples e tão grandioso, que nem nos damos conta. Foge de nosso alcance normal.
Olhando este universo sob o olhar clássico da engenharia, as energias fósseis, em última análise, são biomassa armazenada nos milhões de anos de existência de nosso planeta. Seja o petróleo, seja o carvão mineral.
Saindo dessa contemplação histórica ou filosófica, temos que nos dar conta do potencial das energias renováveis que tanto menosprezamos. Afinal todas elas são decorrentes dos efeitos do sol. Seja a eólica, a fotovoltaica, a hídrica e o clássico  aquecimento direto da água. A única que podemos afirmar não ser decorrente do sol seria a nuclear.
Voltando ao título deste comentário, ‘curiosidade importante’, gostaria de destacar a necessidade de que, a cada tanto deveríamos fazer uma pequena pausa em nossas preocupações do dia-a-dia e lembrar essa realidade, e refletir sobre ela.
Isso não quer dizer que deveríamos jogar tudo para o espaço e começar de novo. O importante é prosseguir em nossas lides diárias, atrás das mais diversas soluções para nossos problemas, sejam os de hoje, sejam os de amanhã sem menosprezar o início de tudo.
P.R.Wolff
26.08.11

PS: informações e www.bancossociaisrs.org.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário