quinta-feira, 8 de setembro de 2011

O CUSTO DA ENERGIA


Muito oportuna e importante a campanha lançada pela FIESP e apoiada formalmente e com entusiasmo, pelo SINPLAST, com o objetivo de alcançarmos uma energia a preço mais baixo. Já não é sem tempo que a iniciativa privada, a grande consumidora e pagadora, se jogue em uma campanha para conseguir redução no custo da energia.
Cada vez mais vozes se levantam para demonstrar que o valor que estamos pagando pela energia está completamente fora dos padrões pagos pelos nossos concorrentes em todo o mundo. Estados Unidos, França, China, são exemplos de preços muito menores que os nossos. A maior exceção é a Alemanha. Basta ver o mais recente estudo comparativo feito pela FIRJAN.
É premente exercer uma forte pressão sobre as autoridades responsáveis por estes custos, para rever os valores finais e começar a tomar medidas para redução destes custos. Há alternativas, sem dúvida! O que não há é uma maior movimentação neste sentido. A impressão que tenho é que, pela nossa atitude complacente, ‘eles’, aqueles que definem as tarifas finais, entendem que estamos de acordo.
Está mais do que em tempo de todas as entidades assumirem uma posição do tipo que a FIESP resolveu adotar ou simplesmente se aliarem à FIESP, apoiando a campanha deles. Entendo que o mínimo que se deva fazer é apoiar a campanha deles.
O foco hoje tem se concentrado no vencimento dos prazos das concessões. É preciso lembrar que todo o universo de geração, transmissão e distribuição da energia elétrica é uma concessão e uma das regras destas concessões é que há um prazo determinado em que ela caduca. Neste momento, quem tiver capacidade e vontade se apresenta como candidato a assumir a concessão. Pode até ser a atual concessionária que se proponha a reassumir a concessão, competindo com as demais candidatas.  O importante é competir e que ganhe quem oferecer a menor tarifa.
P.R.Wolff
05.09.11

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