sexta-feira, 26 de agosto de 2011

RENOVAÇÃO DAS CONCESSÕES – considerações


Um dos aspectos que considero preponderante no que diz respeito à renovação das concessões é a resposta à pergunta clássica: a quem interessa!
Na minha visão o problema é de extrema importância para as atuais concessionárias especialmente àquelas com forte vínculo estatal.
Para nós consumidores, saber quem detém a concessão é o que menos importa. O que importa é saber o que vou pagar por um insumo fundamental sobre o qual tenho pouca ou nenhuma chance de negociar e que hoje está me custando muito. Se a concessionária que me fornece a energia a compra da geradora A ou B, se a transmissora que lhe fornece é C ou D, deixa de ser relevante para mim.
As atuais concessionárias, no entanto, especialmente as estatais, que costumam considerar a distribuição de energia elétrica como sendo um monopólio, correm o risco de ficarem de repente ocas, ou seja, tem toda uma infra-estrutura sem ter o que vender, sem finalidade, vazias! Dá para imaginar a neura dos seus atuais dirigentes. E o drama é o mesmo tanto para uma concessionária de distribuição, como de transmissão ou de geração.
Acompanhando o que se escreve e escreveu sobre este tema, é impressionante como há as mais diversas associações que defendem interesses das concessionárias e muito poucas as que defendem interesses dos consumidores.

P.R.Wolff
14.08.11

Nenhum comentário:

Postar um comentário